A qualidade é um valor corporativo da Volvo CE. Por isso, é fundamental que todas as áreas internas e a rede de distribuição estejam comprometidas em ir além do esperado e não deixar nada ao acaso. Um dos processos que assegura a alta qualidade dos equipamentos Volvo é a análise técnica de materiais. 

“Trata-se de um processo global da Volvo CE no qual todas as reclamações de garantia são inseridas em nosso sistema, ficando disponíveis para análise de acordo com as necessidades internas. Em alguns casos, as áreas de engenharia de produtos ou de vendas podem solicitar o envio de um determinado componente avariado para realizar uma análise técnica. Essa avaliação é extremamente importante e pode gerar uma mudança de projeto no equipamento, alterar as especificações de um componente, demandar mudanças em um processo produtivo ou, então, gerar campanhas de recall”, explica Jairo Pieczarka, que coordena o processo na área de Garantia e Suporte. 

Segundo Jairo, o processo de reenvio de peças avariadas do Brasil para as fábricas da Volvo CE em outros países está centralizado no Armazém de Peças C3, em São José dos Pinhais (PR). “Buscamos sempre orientar nossos distribuidores para que enviem as peças para o C3 com agilidade e em boas condições para o processo de análise técnica. Isso significa que o componente deve vir montado, limpo, drenado e bem embalado. Dessa forma, conseguimos assegurar um processo de análise técnica de materiais eficiente, com rastreabilidade e confiabilidade. Concebemos, testamos, fabricamos e avaliamos cada peça e componente com uma precisão que alguns poderão considerar extrema. Esse é um dos grandes diferenciais da Volvo CE e que contribui para gerar clientes satisfeitos e fiéis à marca e aos seus produtos.”