O CareTrack, o sistema telemático da Volvo CE , proporciona uma ampla gama de informações extremamente úteis para aprimorar os serviços oferecidos aos clientes e abrir novas oportunidades de crescimento. “Trata-se de uma ferramenta que, além de maximizar o tempo de operação e a produtividade do equipamento, gera dados que podem ser transformados em inteligência analítica em prol de novos negócios”, ressalta Renan Wagner, responsável pela área de Customer Solutions Business Development (CSBD).

Segundo Renan, cerca de 40% da população de máquinas GPE da Volvo CE na América Latina possuem o CareTrack. “Temos um grande potencial de crescimento para os serviços de pós-vendas utilizando essa base instalada. Para apoiar nossos distribuidores no processo de transformar dados em oportunidades de negócios, a área de CSBD passa a contar com um gerente de produto dedicado aos serviços de telemática e aos acordos de manutenção. Esse profissional atuará de forma muito próxima da rede e dos clientes, com foco em treinamentos e oportunidades comerciais”.

Um dos diferenciais oferecidos pelo CareTrack é o Matris, um relatório completo de operação, que possibilita uma análise remota e aprofundada sobre como cada máquina está sendo utilizada, em termos de consumo de combustível, produtividade, perfil de operação, entre vários outros dados. “Ao analisar as informações de seus clientes, os distribuidores podem oferecer serviços de forma proativa. O monitoramento contínuo do horímetro de um equipamento, por exemplo, indica o momento de oferecer um serviço de manutenção, e a análise dos códigos de erros gera oportunidades para a realização de diagnósticos preventivos. Serviços como esses nos aproximam ainda mais dos nossos clientes. Nas manutenções programadas, o cliente conta com um mecânico da Volvo revisando suas máquinas frequentemente. Essa proximidade agrega valor e mostra que estamos comprometidos em fazer os equipamentos trabalharem mais e, consequentemente, nossos clientes lucrarem mais”.

Para incentivar a utilização do CareTrack, a Volvo CE desenvolveu uma nova oferta comercial, que amplia o tempo que as máquinas ficam conectadas sem custo para os clientes e distribuidores. “Passamos a oferecer até 6 anos de uso do CareTrack sem nenhuma cobrança, utilizando a rede de dados GSM. Essa nova estratégia nos ajuda a manter as máquinas conectadas por mais tempo, gerando, assim, oportunidades de negócio”, complementa Renan.