O avanço global do coronavírus trouxe grandes desafios para as atividades logísticas. “Trabalhamos intensamente na gestão da nossa cadeia de suprimentos, interagindo continuamente com os diretores de pós-venda dos distribuidores e fazendo uma ponte entre as necessidades da rede e do cliente por meio da disponibilidade dos nossos armazéns situados no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia”, destaca Luís Zanciskoski, responsável pela área de Parts Logistics & Order Management. 

Essa cadeia de suprimentos responsiva, com capacidade de retorno ágil e assertivo, vem sendo construída ao longo dos últimos anos. “Para atingir os objetivos estratégicos de oferecer alta disponibilidade e de aumentar a satisfação dos nossos clientes, já vínhamos trabalhando em diversos projetos como o Dealer OTC (envolvendo a maior disponibilidade de peças no distribuidor), a agilização do processo de recuperação de ordens que não estão disponíveis nos armazéns (Faster Back Order Recovery), a gestão eficiente de estoques em nossos armazéns e o envio direto de peças de desgaste e de material rodante do fabricante ao distribuidor, além da revisão do processo de logística de peças SDLG. Também passaremos a adotar parâmetros globais bem rigorosos envolvendo a alta disponibilidade de peças para equipamentos-chave na linha Volvo (Premium Support e Extended Premium Support), que serão introduzidos a partir de 2021.” 

 Várias iniciativas já estão em curso ou em planejamento para aprimorar ainda mais a disponibilidade de peças. “Atuaremos cada vez mais próximos dos distribuidores apoiando o processo de vendas e de planejamento operacional (S&OP), além de acompanhar de forma mais estruturada o processo regional de lançamento de produtos e o ciclo de vida dos equipamentos”, complementa Luís.