Por meio de sua área de Desenvolvimento de Competências, a Volvo CE oferece um amplo leque de capacitações presenciais e on-line para a rede de distribuição.  “Buscamos capacitar continuamente os profissionais que trabalham com treinamento em nossa rede. Dessa forma, estruturamos um treinamento de uma semana totalmente focado na Andragogia, uma ciência que estuda como os adultos aprendem”, conta Luiz Vieira, coordenador da área de Desenvolvimento de Competências da Volvo CE América Latina. Segundo ele, o grande objetivo é aprimorar as competências dos instrutores da rede e padronizar as metodologias e conceitos utilizados nos treinamentos técnicos, comerciais e direcionados aos clientes.

A Volvo CE realizou dois ciclos de treinamentos em Andragogia. O primeiro deles aconteceu no último mês de dezembro no Chile e envolveu representantes dos distribuidores hispânicos. Em janeiro deste ano, foi realizada a segunda capacitação na cidade de Curitiba (PR) para os instrutores da rede brasileira. “Os adultos aprendem de forma diferente das crianças e adolescentes. As técnicas e conceitos de Andragogia têm por objetivo melhorar os resultados e o nível de retenção de novos conhecimentos. É essencial que as ações de treinamento sejam cada vez mais estratégicas e efetivas. Nesse curso, por exemplo, incentivamos os participantes a vivenciar na prática o conteúdo teórico, filmando suas apresentações, analisando o desempenho e propondo melhorias”, ressalta Celso Garcia, especialista em treinamento e gestão de pessoas, que ministrou o curso para a Volvo CE e para a Volvo Caminhões.

Participaram do curso profissionais bastante experientes, como Mauro Tomas, que atua na Escandinavia del Plata, distribuidor da marca na Argentina. “Trabalho com os produtos Volvo há 23 anos e atuo como instrutor técnico há 5 anos, sendo responsável por treinar a equipe técnica e também os clientes. A capacitação em Andragogia proporcionou uma visão diferente sobre o objetivo, a metodologia e a didática que devem ser implantados em um treinamento direcionado a adultos, além de insights sobre como melhor conduzir um grupo em treinamento.”

Narciso Jesus Santos, que atua na área de treinamento técnico e de serviços da Tracbel há seis anos, destaca uma importante mudança de paradigma proporcionada pela capacitação. “Já havia realizado um curso on-line teórico sobre Andragogia. Entretanto, essa interação que vivenciamos em sala de aula fez toda a diferença. Saímos da posição de instrutores técnicos para entrarmos no papel de facilitadores. Além disso, posso também aplicar os conceitos para melhorar os relacionamentos tanto em meu dia a dia profissional quanto em minha vida pessoal.”

A importância da construção coletiva do conhecimento foi ressaltada por Eiton Alex Knob, da Linck. “É fundamental mudar o foco das nossas capacitações: em vez de apenas transferir conhecimentos, precisamos focar no desenvolvimento do grupo como um todo. Esse curso foi muito importante para mim”, destaca o profissional que atua há mais de cinco anos na área de treinamento em capacitações comerciais e voltadas aos clientes.