Os Acordos de Suporte ao Cliente são um componente essencial da estratégia de Customer Solutions da Volvo CE, pois melhoram o controle de custos de manutenção e reparo e minimizam o tempo de máquina parada. “Buscamos trabalhar em sinergia com nossos colegas dos segmentos de caminhões e ônibus, pois o foco em manutenção preventiva está presente em todas as áreas de negócios do Grupo Volvo. Dessa forma, foi desenvolvido um novo sistema de cotações para acordos de suporte, o SCQ (Service Contract Quotation), que será compartilhado por todos”, destaca Rodrigo Braga, da área de Customer Solutions Business Development (CSBD).

O SCQ vai gradativamente substituir o sistema RMC (Repair and Maintenance Calculator). O fato de ser uma ferramenta on-line representa um dos seus grandes diferenciais, pois oferece agilidade, precisão e possibilidade de customização. “Nossos distribuidores poderão trabalhar de forma mais efetiva na elaboração de propostas técnicas e comerciais. Basta inserir o modelo e o número de série de um determinando equipamento para que o SCQ carregue automaticamente especificações importantes para os cálculos como, por exemplo, motor, transmissão e filtros opcionais. O novo sistema também oferece várias possibilidades de customização, em sintonia com a realidade e os intervalos de serviços de cada região. Além disso, o planejamento do estoque de peças de cada distribuidor também pode ser aprimorado”, explica Rodrigo.

“Outra customização importante é a possibilidade de utilização dos preços de peças e lubrificantes definidos em conjunto com a Volvo CE ou conforme ajustes locais pelo distribuidor”, ressalta Fernando Rodriguez, que também participa do processo de roll-out da ferramenta junto aos distribuidores. “Toda e qualquer atualização de preços e/ou substituição de peças pode ser automaticamente incorporada na ferramenta, permitindo maior agilidade ao distribuidor e, consequentemente, melhor atendimento aos clientes.”

Os treinamentos de implantação do SCQ iniciaram em agosto na Linck Eldorado do Sul e na Ascendum México. Até o final deste ano, a ferramenta será estendida para mais dois distribuidores brasileiros e também para a Argentina, Panamá e Chile. “A receptividade das equipes de pós-vendas ao SCQ tem sido muito boa. Durante 2016, concluiremos o roll-out no Brasil e nos demais países da América Latina”, conta Rodrigo.