Nascido na Cidade do México, David Moncayo atua na área de Customer Solutions, na equipe responsável pelo suporte técnico às linhas de escavadeiras e retroescavadeiras das marcas SDLG e Volvo em toda a América Latina. Engenheiro industrial, com pós-graduação em Logística, ele construiu uma diversificada carreira nas áreas de operações, logística e qualidade, trabalhando em diversas empresas multinacionais.

Como iniciou sua carreira profissional?
Ingressei no mercado de trabalho como auxiliar na área de operações e logística de uma empresa que comercializava tintas para a indústria gráfica. Com o passar do tempo, assumi uma posição de chefia e depois atuei como subgerente na área de logística dessa mesma organização.

Em quais empresas trabalhou antes de ingressar no Grupo Volvo?
Ao longo da carreira, tive experiências bastante diversificadas em empresas multinacionais. Depois do primeiro emprego, trabalhei como coordenador de serviços aos distribuidores (key accounts) de uma empresa australiana que opera no segmento de aluguel de pallets para movimentação de materiais. Na sequência, atuei como gerente de operações em Centros de Distribuição (LG Electronics e Reebok). Minha última posição antes de ingressar na Volvo foi como gerente de recebimento e movimentação de materiais na Steren, uma empresa mexicana que comercializa produtos eletrônicos.

Como foi a sua trajetória na Volvo?
Iniciei em 2009 liderando atividades de Inbound & Outbound. De 2011 a 2013, fui responsável pela gestão dos valores corporativos do Grupo Volvo na fábrica mexicana. Há três anos assumi a atual função.

Qual foi o maior desafio profissional enfrentado até o momento?
Destaco dois grandes desafios. O primeiro aconteceu quando era responsável pela gestão dos valores corporativos na fábrica e trabalhava com o objetivo de melhorar os indicadores de desempenho (KPIs) associados a esses três valores fundamentais (qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente). Tive a satisfação de integrar um grande time, liderado por um executivo que estabeleceu a cultura de trabalho baseada no VPS (Volvo Production System). Isso nos permitiu definir prioridades corretas, elevando a um patamar superior o desempenho de nossas responsabilidades, operações e atividades. Obtivemos melhoras significativas nos indicadores de qualidade.
O segundo grande desafio profissional foi trazido pela função atual, que demandou uma mudança do México para o Brasil, um país com costumes e idioma diferentes. Aprendi o português por meio de minhas atividades diárias, já que desde a primeira semana na área de suporte técnico foi necessário realizar viagens constantes para atender in loco às demandas da rede de distribuição.

O que você gostaria ainda realizar na sua carreira?
Gostaria de vivenciar mais experiências internacionais em diferentes países, tanto na área industrial quanto na de serviços de pós-venda. Além disso, planejo realizar uma pós-graduação ou mestrado aqui no Brasil na área de gestão de projetos.

Existe alguma pessoa que você admira? Em caso positivo, qual o motivo?
Inspira-me a história de Maria Salomea Skłodowska-Curie, uma cientista polonesa que se destacou em meio à comunidade científica no início de século XX, mesmo com as dificuldades envolvendo questões de diversidade e inclusão daquela época.

Em quais outras fontes você busca conhecimento e inspirações?
Gosto muito do livro “The Singapore Story” por abordar a meritocracia (sistema ou modelo de hierarquização baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo). O The Volvo Way também me inspira (Energia, Paixão e Respeito pelas Pessoas). Sua aplicação não se limita exclusivamente ao ambiente de trabalho e pode ser facilmente estendida para nossa vida pessoal.

O que você costuma fazer nos momentos de lazer?
Dedico meus momentos de lazer a minha família, integrada por minha esposa e dois filhos pequenos, Fernanda e David. Como minha esposa é artista plástica, costumamos visitar museus e exposições. Apreciamos e valorizamos o artesanato e os trabalhos manuais realizados pelos artesãos de cada região, já que conhecemos a dedicação envolvida na realização de suas obras.

Para finalizar, gostaríamos de lhe pedir para compartilhar uma mensagem para toda a nossa equipe.
Ao colocarmos paixão e energia em todas as nossas atividades, todos que trabalhamos na área de serviços de pós-venda da Volvo CE contribuímos e somos parte do êxito de nossos clientes. Estou certo de que, com o Programa de Excelência em Serviços, todos conquistarão nota 10.