Com uma trajetória bem-sucedida de 38 anos no mercado de máquinas e equipamentos de construção, a Ecuaire é o distribuidor das marcas Volvo CE e SDLG no Equador. O distribuidor busca oferecer uma completa estrutura de serviços a uma diversificada carteira de clientes.  “Atendemos diferentes setores econômicos como construção, mineração e agricultura, oferecendo locação de equipamentos, suporte completo em oficinas e no campo, além de projetos on-site”, destaca Gustavo Cassis, gerente-geral do distribuidor. 

Na pesquisa Customer Satisfaction Survey (CSS), a Ecuaire vem obtendo continuamente um ótimo desempenho. “O compromisso com a satisfação dos clientes está presente no DNA da empresa desde o início das nossas operações. Meu pai, Xavier Hidalgo, fundou a Ecuaire norteado por uma sólida postura ética, buscando sempre oferecer um serviço personalizado aos nossos clientes para assegurar níveis altos de disponibilidade”, conta Rossana Hidalgo, filha de Xavier, que assumiu a presidência do conselho após o falecimento do seu pai em 2018. “Utilizamos a pesquisa de satisfação do cliente como uma ferramenta estratégica, cujas informações direcionam nossos investimentos e indicam oportunidades para melhorar continuamente a experiência do cliente com a Ecuaire e com a Volvo.” 

Contamos com uma excelente equipe, muito bem preparada e comprometida. Existe uma cultura de resposta ágil ao cliente, para a qual há responsabilidades bem definidas, sempre em conformidade com processos devidamente documentados, que são continuamente revisados para assegurar agilidade e sinergia com os clientes”, complementa Gustavo. 

Evoluir de forma ágil e consistente no Programa de Excelência em Serviços é uma das prioridades estratégicas da Ecuaire. Segundo Gustavo, “iniciamos o programa em 2019 e, com apenas uma monitoria, já nos habilitamos para o ciclo bronze. Trabalhamos focados na dinâmica dos processos de atendimento, garantindo qualidade de ponta a ponta”. Entre as melhorias recentemente implantadas, estão o upgrade de todos os veículos de serviço técnico, a construção de áreas de contenção de óleos e a remodelação da sala de ferramentas especiais.

Com a pandemia da Covid-19, a Ecuaire enfrenta grandes desafios. “Continuamos comprometidos em oferecer um serviço de alta qualidade. Nossos clientes dos setores bananeiro e de criação de camarões, que são exportadores e geradores de divisas para o país, não pararam.  Atendemos a casos urgentes de equipamentos em campo durante a quarentena e mantivemos as equipes operacionais, sempre em conformidade com os regulamentos locais. Graças ao estrito cumprimento dos padrões de biossegurança, todos os nossos funcionários estão em boa saúde e trabalhando ativamente.”

A pandemia mudou os cenários, criando um desafio sem precedentes para a maioria dos empresários latino-americanos. Como representante da segunda geração de acionistas, busco assegurar a manutenção de uma gestão consistente e sólida. É muito gratificante ver que o legado do meu pai – de ética, confiabilidade, perseverança e compromisso com nossos clientes – foi totalmente incorporado por nossa equipe. Buscamos honrar todos os dias a sua memória, dedicando-nos com paixão a manter as máquinas dos nossos clientes sempre disponíveis”, finaliza Rossana.