Após chegarem em Estocolmo, os participantes do Masters 2019 viajaram para a cidade de Kiruna, localizada na província da Lapônia e distante mais de 1.200 quilômetros da capital do país. “A cada edição, os organizadores da competição programam atividades diferenciadas para os finalistas a fim de incentivar novas experiências e a integração entre as equipes. Neste ano, a final global foi realizada bem no início da primavera sueca, que se caracteriza por temperaturas extremamente frias, o que possibilita vivências inéditas para todos”, conta Luiz Vieira, responsável pela área de Desenvolvimento de Competências da Volvo CE na América Latina.

Em Kiruna, as equipes ficaram hospedadas no famoso Ice Hotel, o maior hotel de gelo do mundo. O hotel recobre uma área de 5.500 metros quadrados e é construído com 1.000 toneladas de gelo do Rio Torne e 30.000 toneladas de “slice”, uma mistura de neve com gelo usada para fortalecer a estrutura. A construção do hotel acontece em novembro e dezembro, e ele abre suas portas entre os meses de dezembro e abril. Após esse período, a estrutura de gelo começa a derreter lentamente com a elevação da temperatura. Os participantes vivenciaram experiências emocionantes e congelantes como passeios de snowmobile (moto para neve) e de dogsled (trenó de cachorros).

Além das aventuras na neve, os finalistas do Masters 2019 visitaram a maior mina de minério de ferro do mundo, administrada pela empresa sueca de mineração LKAB. A mina é subterrânea, possuindo 4 quilômetros de comprimento, 80 metros de largura e profundidade de 2.000 metros. A expansão da atividade de extração do minério está levando a LKAB a transferir gradualmente toda a cidade de Kiruna para uma nova localização, situada cerca de 3 quilômetros ao leste.