Entre os dias 21 e 28 de setembro, as equipes vencedoras das etapas regionais do Masters se reuniram na Suécia para a grande final global da competição. Representando a América Latina, participaram Agnelo de Jesus, Edirlei Furtado e Juliano Paulik, funcionários da Linck Máquinas, distribuidor da Volvo CE no sul do Brasil. Para conquistar a vitória na final regional do Masters, eles tiveram que conciliar as atribuladas agendas de trabalho e vencer barreiras geográficas, já que estão baseados em diferentes cidades e estados. Agnelo atua como vendedor interno de peças na filial de Palhoça (SC), enquanto Edirlei trabalha como mecatrônico externo em Joinville (SC) e Juliano coordena a equipe técnica de campo e de oficina da unidade de São José dos Pinhais (PR). Na preparação para a etapa latino-americana, compartilharam informações e traçaram estratégias por meio de telefone e da internet.

Semanas antes da viagem para a Suécia, o time da Linck se reuniu na sede da Volvo em Curitiba (PR) para participar de treinamentos presenciais. “Dividimos essa preparação em duas etapas. A primeira delas envolveu os treinamentos técnicos. Sabíamos antecipadamente que nossos colegas iriam trabalhar na final global em alguns modelos de máquinas que não são comercializados na América Latina. Para isso, contamos com o valioso apoio dos nossos engenheiros de fábrica. A segunda etapa do treinamento envolveu aspectos comportamentais como trabalho em equipe, gestão do tempo, autoconfiança, desempenho sob pressão, entre outros”, conta Luiz Vieira, responsável pela área de Desenvolvimento de Competências da Volvo na América Latina. Ele, inclusive, acompanhou Agnelo, Edirlei e Juliano à Suécia, atuando como facilitador e líder de equipe na final global.

Uma experiência transformadora

Os primeiros dois dias na cidade sueca de Gotemburgo foram dedicados à adaptação ao fuso horário, à integração com os colegas de todo o mundo e a vários passeios turísticos. “Foi uma experiência incrível e inédita. Fiquei muito feliz em participar, conhecer um país diferente, interagir com pessoas de todo o mundo e atuar em uma competição desafiadora e, ao mesmo tempo, marcada pelo ‘fair play’”, comenta Edirlei.

As provas técnicas aconteceram durante dois dias na cidade sueca de Eskilstuna, sede da Volvo CE no país. Os competidores passaram por oito estações de trabalho, duas com testes de conhecimentos envolvendo hidráulica e pós-venda e seis com diferentes equipamentos. Nestas últimas, eles tinham 65 minutos para analisar o problema, detectar a falha e propor uma solução. O uso de procedimentos padrão Volvo de segurança e de cuidado ambiental também contou pontos. “Foi desafiador trabalhar com modelos diferentes de equipamentos. Mas estávamos bem preparados e nenhuma das falhas estava relacionada ao motor. Contar com a participação do Luiz Vieira em nossa equipe foi também muito importante”, explica Agnelo.

A equipe do distribuidor Rudd Equipment, dos Estados Unidos, foi a vencedora mundial da edição 2015-2016 do Masters. “A final mundial não foi marcada apenas pela competição. Ela acaba sendo uma comemoração de todos os mecânicos e técnicos da Volvo. Gostaria de parabenizar e agradecer à equipe da Volvo que nos apoiou e preparou para chegarmos à grande final”, ressalta Juliano. A equipe brasileira ficou em quarto lugar nessa emocionante maratona que reuniu aproximadamente 4.000 técnicos de todo o mundo. “Fomos muito bem representados pelos colegas da Linck, que enfrentaram mais de 800 concorrentes latino-americanos para chegar à grande final mundial. Tenho certeza de que essa experiência internacional terá um grande impacto na trajetória profissional e pessoal do Agnelo, do Edirlei e do Juliano”, finaliza Luiz Vieira.