A pandemia da Covid-19 vem gerando grandes impactos na economia e na vida das pessoas em praticamente todo o mundo. Ainda é cedo para mensurar os desdobramentos dessa crise. Trabalhando em módulo emergencial, as equipes da Volvo CE concentram esforços para assegurar o suporte ininterrupto aos seus distribuidores e clientes. Alexandre Flatschart, Diretor de Customer Solutions para a América Latina, conta como a área está atuando em meio ao cenário atual de instabilidade e incertezas.
Como a área de Customer Solutions – América Latina vem trabalhando em meio a esse cenário tão turbulento?
Nas últimas semanas, começamos a viver um cenário totalmente inédito que, até o momento, nunca tínhamos imaginado. Nossa principal preocupação é com as pessoas. Provemos equipamentos e serviços para setores essenciais e precisamos garantir os produtos e serviços de que nossos clientes tanto necessitam para trabalhar em épocas difíceis. Desde o início, nossa atuação esteve focada em incentivar o relacionamento ainda mais intenso da rede com os clientes, aprimorar os processos logísticos e revisar prazos de serviços e garantias, além de capacitar nossos técnicos.
Por que é tão importante realizar um trabalho ainda mais proativo e alinhado com os clientes?
Nossas equipes já estavam conscientizadas sobre como é vital agregar valor ao cliente e aumentar a disponibilidade dos equipamentos durante toda a sua vida útil. Buscamos reforçar junto aos distribuidores a importância da adoção de uma postura bastante proativa, antecipando junto aos seus clientes as demandas que envolvem peças e serviços. Ao associar o conhecimento dos negócios e aplicações dos clientes com as informações vindas de seus equipamentos como, por exemplo, o controle do horímetro, é possível dimensionar a demanda de curto e médio prazo em termos de peças e serviços, mesmo em uma época incerta como a que vivemos.
Neste cenário, os processos logísticos assumem um papel fundamental. Como estão trabalhando nessa área?
Em meio a esta pandemia, as cadeias de abastecimento estão sendo colocadas à prova. Assim como tudo muda a cada novo decreto, na logística acontece o mesmo. Quanto mais ágil for a tomada de decisão, menores são os impactos nos resultados operacionais e financeiros das operações que ela envolve. Por isso, desde o início, trabalhamos em sinergia com nossos armazéns e fornecedores, revisando estoques e modais logísticos. Além disso, procuramos acompanhar junto aos distribuidores eventuais restrições ao atendimento no campo. Atuamos em países com dimensões continentais, como é o caso do Brasil, e precisamos estar atentos às eventuais restrições de circulação de mercadorias e pessoas para traçar novos planos de ação junto à nossa rede.
Houve alguma mudança nos prazos das garantias e dos acordos de manutenção?
Buscamos, na medida do possível, flexibilizar os prazos das nossas garantias e dos acordos de manutenção. Alguns países latino-americanos tiveram fechamento total, e em outros ocorre um fechamento parcial. Em alguns casos, dentro de um mesmo país, essas restrições podem variar de acordo com cada estado. O importante é monitorar continuamente a realidade de cada mercado e ter agilidade na tomada de decisão para assegurar o suporte e a tranquilidade que os nossos clientes precisam para não interromperem suas operações.
Como estão estruturadas as ações voltadas à capacitação dos profissionais da rede?
Oferecemos um amplo leque de capacitações presenciais e virtuais para a rede de distribuição. Nossa área de Desenvolvimento de Competências foi bastante proativa e vislumbrou uma oportunidade para intensificar os treinamentos on-line. Dessa forma, estamos oferecendo um amplo programa de treinamentos à distância, envolvendo tanto equipamentos quanto serviços de pós-venda. Isso nos permite multiplicar conhecimentos e aprimorar a qualificação dos profissionais da rede.
Para finalizar, gostaríamos de lhe pedir para compartilhar uma mensagem para as equipes internas e para a rede de distribuição.
Mesmo em meio a uma grande crise global, estamos conseguindo dar vazão às demandas dos nossos clientes. Agradeço imensamente o comprometimento de todos. De olho no futuro, continuaremos a monitorar a situação de perto e agir com senso de urgência. Precisamos manter o foco, trabalhando com sinergia e flexibilidade para lidar com as restrições atuais e futuras. Alguns segmentos estão mais ativos, como a agricultura e a mineração. Outros devem retomar suas atividades gradualmente. O importante é atuar de forma muito próxima dos nossos clientes, adequando as estratégias e ações à realidade de cada mercado, para que eles tenham a Volvo CE e seus distribuidores como parceiros de negócios confiáveis, eficientes e proativos.
Notícias relacionadas
17 de julho de 2020
Maria Teresa Souza: suporte logístico movimentando negócios
Iniciamos uma nova seção no CS News, onde vamos apresentar integrantes das nossas equipes de suporte, responsáveis por…
12 de dezembro de 2019
Comprometidos em agregar cada vez mais valor ao negócio dos nossos clientes
Alexandre Flatschart, Diretor da área de Customer Solutions para a América Latina, avalia que o ano de 2019 foi…
12 de dezembro de 2018
Aprimorando serviços e oferecendo alta disponibilidade
Para Alexandre Flatschart, responsável pela área de Customer Solutions para a América Latina, 2018 foi um ano bastante…