A pandemia da covid-19 alterou os hábitos das pessoas em todo o mundo, obrigando diversas empresas e negócios a reinventar seus processos de vendas e de relacionamento com os clientes. Na área de pós-venda da Volvo CE, essa nova realidade acabou acelerando a implantação de algumas ações e estratégias voltadas principalmente ao desenvolvimento de canais digitais e de ferramentas de atendimento remoto. 

Desde o início, nossas equipes concentraram esforços para assegurar o suporte ininterrupto aos distribuidores e clientes com a mesma qualidade e de forma segura. Tivemos de nos reinventar para fazer remotamente muitas das atividades antes realizadas apenas de forma presencial. Nossos mercados também passaram por situações bem distintas. O Brasil retomou logo as atividades, enquanto, em alguns países hispânicos, as restrições foram mais fortes”, conta Alexandre Flatschart, diretor de Customer Solutions para a América Latina

Saldo positivo de ações e projetos

Ao fazer uma análise dos últimos meses, Alexandre considera o saldo de ações e projetos implantados bastante positivo, mesmo em um período tão desafiador. “Lançamos soluções como a nova geração do VTS, a extensão da garantia para peças genuínas e os novos lubrificantes. Apoiamos os distribuidores na área logística com treinamentos on-line, além de oferecer linhas de crédito especiais”, comenta Alexandre, destacando que outra importante mudança foi a reestruturação das áreas comercial e de pós-venda, que já estão atuando em maior sinergia e proximidade com a rede.

Proximidade, foco e comprometimento

Para os próximos meses, o uso de canais e ferramentas digitais deve se intensificar. “Estamos estruturando o processo de vendas on-line de peças para a SDLG, que será lançado em fase-piloto inicialmente no Brasil. Também ofereceremos novas ferramentas virtuais para atendimentos remotos e para a realização das monitorias do Programa de Excelência em Serviços.” Na visão de Alexandre, esse período conturbado impulsionou diversas transformações positivas e aprendizados. “Agradeço o comprometimento dos nossos distribuidores e reforço  a importância de um trabalho cada vez mais próximo dos clientes (tanto presencialmente quando virtualmente) para entender as suas necessidades e buscar novas maneiras de agregar aos valor aos seus negócios.”