Buscando aprimorar ainda mais os níveis de serviço e eficiência, as equipes do Centro de Distribuição (C3) da área de Customer Solutions – Logística da Volvo CE e da empresa TNT trabalharam em um novo processo de rastreamento de pedidos implantado no início deste ano. “Os clientes da Volvo CE costumam ser bastante exigentes, já que um equipamento parado por falta de peças costuma gerar grandes impactos na cadeia produtiva de um projeto. Por isso, estamos comprometidos em buscar continuamente novas soluções”, conta Cristiane Assis, da área de Customer Solutions – Parts Logistics da Volvo CE.
O novo processo envolveu a utilização de uma etiqueta com código de barras para identificar todos os volumes despachados via C3. “Já identificávamos anteriormente cada item, mas ainda sem o código de barras. O novo processo permite o acompanhamento em tempo real do envio de cada pedido, o que melhora a nossa gestão logística e o serviço oferecido à rede de distribuição e aos clientes finais. Iniciamos pela TNT, que movimenta cerca de 80% do nosso volume de cargas”, destaca Geraldino Neumann Júnior, DC Traffic Operation do C3.
As informações sobre o envio de cada pedido podem ser acessadas pelos distribuidores diretamente no site da TNT e também via aplicativo (cujo download pode ser realizado nas lojas da Apple e do Google). Após a inserção do código de cada pedido, que é enviado no momento da sua efetivação, é possível acompanhar as cinco etapas que integram o fluxo logístico: emissão, trânsito, chegada à filial da TNT de destino, em rota para entrega e finalização. Além disso, o sistema possibilita cadastrar um e-mail ou número de celular para o envio de mensagens confirmando a conclusão de cada etapa do processo.
Os resultados do novo processo de rastreamento já são bastante significativos. Segundo Geraldino, “registramos uma melhora em nossa performance de entrega; além disso, o tempo de espera para localização de volumes extraviados caiu de três dias para apenas 30 minutos, e o índice de extravio foi reduzido de 5,5% para 0,8%”. Esses excelentes indicadores estimulam a equipe responsável pelo projeto a estendê-lo para as demais empresas transportadoras.
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