O Programa de Excelência em Serviços (PES) avança a passos firmes no Brasil e nos países hispânicos. No último mês de setembro, a unidade de Eldorado do Sul da Linck Máquinas, que distribui os equipamentos e serviços da Volvo CE nos estados do Sul do Brasil, foi a primeira casa a conquistar a certificação bronze do programa. Em outubro, foi a vez da Linck de São José dos Pinhais no Paraná.   “Esse é um marco bastante importante, pois sinaliza que o distribuidor está implantando de forma efetiva os princípios da melhoria contínua em sua área de pós-venda. Parabenizamos todo o time da Linck pela importante conquista”, ressalta Alexandre Godoy, coordenador do programa.

“Há vários anos, a Linck vem aprimorando as suas práticas e processos a fim de poder se diferenciar pelos seus serviços de pós-venda. O Programa de Excelência em Serviços nos possibilitou alinhar conceitos e nos trouxe excelentes ideias e novas percepções. Atualmente, os processos estão bem desenhados com indicadores auditáveis, principalmente em termos de disponibilidade de peças e agilidade no atendimento. É fundamental que nossos serviços de pós-venda tenham um alto nível de qualidade compatível com a marca Volvo. Encaramos com afinco esses novos desafios e esperamos ter a nossa unidade de Santa Catarina certificada no ciclo bronze ainda neste ano”, conta Cristiano Longaray, Diretor de Pós-venda da Linck.

O PES é dividido em ciclos, nos quais os requisitos definidos para a área de pós-venda são avaliados, monitorados e operacionalizados. O ciclo inicial, de pré-requisitos, identifica e desenvolve o nível de maturidade mínimo para participar do programa.  Já o ciclo bronze avalia e melhora os processos no distribuidor nas áreas de peças, serviços e administração do departamento de pós-venda. Para avançar de um ciclo para outro, os distribuidores passam por até três monitorias de certificação.

No ciclo bronze os processos são orientados pelas boas práticas do Sistema de Produção Volvo (VPS). O VPS é um sistema dinâmico composto de pilares essenciais, que devem atuar em sincronia para conduzir a organização em uma jornada de melhoria contínua rumo à excelência: comprometimento das lideranças, desenvolvimento das pessoas, práticas lean, estrutura de melhoria, integração da cadeia de valor e satisfação do cliente.

Segundo Alexandre, mais três casas da rede brasileira já passaram pela primeira monitoria do ciclo bronze: as unidades de Sumaré e Bebedouro da Tracbel e a Tecnoeste de Cuiabá. Outras cinco casas foram aprovadas no ciclo inicial de pré-requisitos e, nos próximos meses, passarão pela monitoria inicial do ciclo bronze: Dinamica, Tracbel Contagem, Tracbel Uberlândia, Tracbel Serra e Tracbel Marituba. Além disso, a Gotemburgo, que no final de 2018 passou a integrar a rede de distribuidores da Volvo CE, já realizou a primeira monitoria do ciclo de pré-requisitos em setembro. “No mercado hispânico, o Programa de Excelência em Serviços também vem registrando ótimos avanços. A Escandinavia del Plata já passou pela primeira monitoria do ciclo bronze, e temos a CDM Panamá e a Chaneme Bogotá aprovadas para iniciar o ciclo bronze.  No ciclo de pré-requisitos, a Ecuaire passou pela primeira monitoria em setembro, e a SKC Santiago e a Concepción (Chile) devem ter a auditoria em outubro.”