Responsável pela área de Desenvolvimento de Competências da Volvo CE para a América Latina, Luiz Vieira é o primeiro entrevistado de uma nova seção do CS News, denominada Perfil. A cada edição, um representante do time de Customer Solutions compartilhará sua trajetória profissional e vivências pessoais.
Qual a sua formação acadêmica?
Sou graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Antes de entrar na universidade, estudei Eletrotécnica no antigo CEFET, hoje Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). Posteriormente, fiz duas pós-graduações, em Gerenciamento de Projetos e em Marketing.
Como foi o desenvolvimento da sua carreira profissional?
Iniciei minha vida profissional em 1995 como técnico de manutenção na Philip Morris. Atuei nessa mesma área em mais duas empresas do setor automotivo: a Volkswagen/Audi e a Dana Indústrias. Em 2001, ingressei na Tritec Motors como líder de manutenção e, logo em seguida, mudei de área, passando a atuar no setor de compras. Comecei a trabalhar na Volvo CE em 2008, como comprador de peças de reposição. Após três anos, assumi o desafio de atuar como gerente de produto. Minhas responsabilidades envolviam gerenciar o portfólio de peças e serviços de pós-vendas oferecidos para o Brasil e os mercados hispânicos. Nessa época, tive a oportunidade de participar de projetos regionais e globais, além de ministrar treinamentos para a rede. No final de 2013, minha carreira deu mais uma grande guinada quando assumi a atual posição na área de Desenvolvimento de Competências.
Ao longo de sua carreira, qual foi o maior desafio que já enfrentou?
A gestão da área de Desenvolvimento de Competências representa um grande desafio. Trabalhamos com equipe própria e também com terceiros, em projetos de treinamento regionais e globais envolvendo funcionários, rede de distribuição e clientes. Buscamos interagir continuamente com as áreas de negócios, de engenharia e também de pós-venda VCE para assegurar que os treinamentos oferecidos estejam sempre atualizados e em sintonia com as demandas do nosso negócio e dos mercados onde atuamos. Além das capacitações realizadas em nosso Centro de Treinamento de Curitiba, realizamos eventos nos distribuidores, principalmente onde existem Centros Regionais de Desenvolvimento de Competências certificados, no Brasil, na Argentina, no Chile e na Colômbia.
Como a sua área apoia o desenvolvimento de competências internamente e na rede?
O desenvolvimento de competências é uma poderosa ferramenta para impulsionar carreiras e desenvolver negócios. Oferecemos um amplo leque de capacitações presenciais e on-line, direcionadas tanto à equipe Volvo quanto à rede de distribuição e aos clientes. Nossos treinamentos estão estruturados em quatro grandes eixos: técnico (voltado aos técnicos mecânicos de oficina e de campo), comercial (para vendedores e engenheiros de vendas), gestão (voltado ao pós-venda comercial e a alguns sistemas) e mercado (treinamentos oferecidos a clientes e relacionados à operação e à manutenção básica de equipamentos). Para a gestão dos treinamentos internos e para a rede de distribuição, utilizamos o VLC (Volvo CE Learning Center), onde registramos todos os usuários e monitoramos o progresso e as necessidades de treinamentos. Procuro ressaltar sempre que é fundamental estar bem preparado e com foco nas necessidades dos clientes finais e do mercado, deixando de olhar apenas os processos internos.
Cada vez mais, fala-se da importância de as pessoas tomarem a iniciativa de buscar ferramentas para o autodesenvolvimento. Quais as suas dicas nesse sentido?
O programa de treinamentos da Volvo CE oferece uma ampla gama de cursos e-learning e presenciais voltados ao negócio de equipamentos de construção. Entretanto, é muito importante que as pessoas busquem aprofundar seus conhecimentos técnicos de base nas instituições de ensino técnico que atuam em cada região. Além disso, a Volvo disponibiliza muito material informativo na VDN e em vídeos publicados no YouTube. Por isso, recomendo que todos busquem esses canais para estarem sempre atualizados e aptos a oferecer a melhor solução para os clientes.
Como costuma aproveitar os momentos de lazer?
Os momentos de lazer são vivenciados em companhia de minha esposa e de nossos filhos, Wesley e Welington, de 9 e 11 anos de idade. Assim como eu, os meninos adoram jogar e assistir futebol, principalmente, às partidas do Atlético Paranaense, nosso time do coração. Gostamos também de visitar as praias do litoral do Paraná e de Santa Catarina.
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