Fabricados de acordo com rígidos padrões de qualidade, os equipamentos e as peças de reposição genuínas da Volvo CE saem de fábrica com uma garantia que proporciona mais tranquilidade e conveniência para os clientes. A equipe da área de Garantia e Suporte de Serviços trabalha para apoiar a rede de distribuição e os clientes, assegurando que os procedimentos estejam de acordo com os padrões do Grupo Volvo. “Nosso processo de garantia possui uma metodologia global e fornece informações extremamente importantes que podem ser utilizadas pelas áreas de engenharia de produtos e de vendas tanto para aprimorar o desenho de um componente específico quanto para verificar a adequabilidade dele a determinados usos e aplicações”, conta Márcio Muraro, gestor da área. 

Com a pandemia, a equipe da área de Garantia e Suporte de Serviços intensificou o uso de novas tecnologias e ferramentas de atendimento remoto. “Estruturamos o processo de auditoria de garantia de forma totalmente on-line.  Os documentos de reclamação de garantia passaram a ser digitalizados e carregados no sistema, assegurando um fluxo ágil e uma documentação mais consistente de todo o processo. Isso reduziu significativamente o volume de viagens e deslocamentos, sem comprometer o atendimento à rede”, explica Jairo Pieczarka, um dos responsáveis pelo processo na área de Garantia e Suporte. 

Uma das etapas do processo de auditoria de garantia, que envolve a verificação do armazenamento das peças que foram substituídas, também passou a contar com o suporte de uma nova tecnologia. “O Grupo Volvo solicita que o distribuidor guarde em uma área fechada os componentes avariados por 90 dias. Utilizando o sistema remoto RTTS, visualizamos as condições de armazenamento e organização desse depósito de peças. Com base nessa análise, conseguimos fornecer dicas e orientações adequadas ao contexto de cada distribuidor”, comenta Natália Carizzo, que, junto com Jairo, atua no processo de auditoria.