O desenvolvimento de competências é uma poderosa ferramenta para impulsionar carreiras, desenvolver negócios e aprimorar os serviços de pós-venda. “Revisamos recentemente nossa Política de Treinamento e estamos incorporando várias novidades para este ano de 2018”, conta Luiz Vieira, responsável pela área de Desenvolvimento de Competências da Volvo CE América Latina.

O ano iniciou com o curso de Andragogia, direcionado aos instrutores de treinamento da rede de distribuição. “Estamos focados em capacitar nossos treinadores com o que existe de mais atual em técnicas e metodologias. Utilizamos uma abordagem denominada Train the Trainer (Treinar os Instrutores), afinal, eles têm a importante missão de multiplicar o conhecimento para os demais profissionais nos distribuidores e clientes”. Segundo Luiz, também existem planos de reestruturar os Centros de Desenvolvimento de Competências (CDCs) nas redes brasileira e hispânica.

A partir do segundo trimestre, o calendário de treinamentos será enriquecido com novos cursos e ferramentas. Entre eles, destacam-se os da mais recente versão do sistema Site Simulator e da nova retroescavadeira SDLG. “O sistema Site Simulator da Volvo CE passou por uma importante atualização global, e a nova capacitação possibilita à nossa equipe técnica utilizar todos os recursos disponíveis a fim de simular com precisão a frota de equipamentos ideal para atender às demandas de um determinado projeto”, destaca Luiz, complementando que acabaram de chegar ao Centro de Treinamento de Curitiba (PR) novos simuladores de carregadeiras, escavadeiras, caminhões articulados e assentadores de tubos.

Uma das mudanças trazidas pela nova Política de Treinamento envolve o processo de certificação dos técnicos que realizam os cursos TCL (Technical Competence Level).  De forma contínua, eles passarão por avaliações de conhecimentos técnicos tanto por nível cursado quanto por linha de produtos. O gestor do técnico também participará dessa avaliação. Mais detalhes sobre o processo de certificação serão informados na sequência a todos os gestores de pós-venda e de treinamento dos distribuidores.

Entre os vários programas em andamento coordenados pela área de Desenvolvimento de Competências, Luiz destaca o Sales Samurai e o Masters edição 2019. O Sales Samurai foi criado em 2016 para desenvolver profissionais e equipes comerciais de alta performance na rede latino-americana. “Diversos profissionais estão atingindo o nível de faixa azul, concluindo 25% dos módulos do programa. Isso significa que possuem amplo conhecimento dos sistemas Volvo, de técnicas de vendas e certificação em, pelo menos, um produto e um segmento”. Com relação ao Masters 2019, as inscrições para a primeira etapa encerraram no dia 28 de fevereiro. Neste momento, os distribuidores estão montando as equipes de três profissionais para a segunda rodada, que acontecerá no próximo mês de abril, quando serão selecionadas as oito melhores equipes que participarão da final latino-americana no mês de agosto em Curitiba (PR).

O programa de desenvolvimento de competências da Volvo CE oferece uma ampla gama de cursos e-learning e presenciais voltados ao negócio de equipamentos de construção. Para conhecer todas as opções disponíveis e a nova Política de Treinamento, é só acessar a VDN.