O distribuidor colombiano Chaneme vem utilizando de forma bem-sucedida o novo sistema Parts Linq – DFS (Projeto SCM – Supply Chain Management) para solicitar peças desde a primeira quinzena de novembro. O SCM é uma ferramenta global especialmente desenvolvida para aprimorar os processos envolvendo a logística de peças em todas as áreas de negócios do Grupo Volvo.

“Em junho, implantamos o Parts Linq – DFS na Argentina e agora, dando sequência ao cronograma do projeto SCM, treinamos as equipes de pós-vendas e logística reversa da Chaneme na utilização da nova ferramenta”, conta Cristiane Assis, responsável pelo Order Management em Customer Solutions – Parts Logistics. Juntamente com Tatiane Conrado e Maria Teresa Souza, ela integra a equipe que coordena esse projeto na área de Parts Logistcs – Hub América Latina. Segundo Cristiane, o maior desafio dessa implantação foi a logística de treinamento envolvendo equipes localizadas em diferentes cidades colombianas. “Além da matriz, localizada na capital Bogotá, a Chaneme possui outras três unidades, sediadas em Barranquilla, Cáli e Medellín. O treinamento envolveu um time de 18 pessoas e foi realizado tanto de forma presencial quanto por videoconferência.”

Por se tratar de um grande projeto global do Grupo Volvo, o Parts Linq – DFS vai incorporando continuamente novas funcionalidades. A mais recente delas é a possibilidade de solicitar orçamentos e receber diretamente via sistema as ofertas e condições comerciais customizadas para cada situação. “De uma forma geral, o Parts Linq – DFS agrega mais eficiência e transparência a todo o processo de logística de peças. Nossos distribuidores podem, por exemplo, ver de qual depósito será enviado cada item e acompanhar eletronicamente o fluxo de remessa de seus pedidos. Dessa forma, nossos serviços de pós-venda tornam-se cada vez mais aprimorados”, ressalta Cristiane, complementando que, até o final de 2018, o SCM deverá estar implantando em todos os distribuidores hispânicos.