O Training Skills é um programa global da Volvo CE cujo objetivo é preparar funcionários com o melhor em técnicas para promover a disseminação do conhecimento internamente e junto à rede de distribuição. O programa completo é oferecido em três etapas: básica, avançada e  certificatória. Esta última etapa envolve a avaliação teórica e prática e uma entrevista, resultando em uma certificação internacional de global trainer.

Em dezembro, mais quatro funcionários da Volvo CE na América Latina receberam essa importante certificação internacional: André Puquevicz, Geraldo Robaina, Juliano Silva e Manuelle Backer. Eles juntam-se agora a José Donizeti Destefani (Doni) e Thiago Santos – que foram os primeiros funcionários a receber essa certificação nas Américas, em 2014.

O processo de certificação foi conduzido por integrantes da área de Desenvolvimento de Competências global e incluiu vários desafios. Inicialmente, uma prova teórica avaliou todo o conteúdo dos dois módulos (básico e avançado) do curso. Além disso, cada participante teve que desenvolver previamente um treinamento e aplicá-lo em uma sessão de 15 minutos. A etapa seguinte incluiu uma entrevista individual com os certificadores globais, na qual foram considerados vários critérios como, por exemplo, o grau de motivação, a capacidade de reagir em situações inusitadas e também a autopercepção em relação ao aprendizado. Na última fase da certificação, os avaliadores interagiram com os gestores dos candidatos. O sucesso nessa certificação demanda bastante preparo e dedicação.

Na América Latina, 45 funcionários da Volvo CE já concluíram o módulo básico e 19 finalizaram o módulo avançado do Training Skills. “Os cursos são presenciais e ministrados em inglês. No primeiro módulo, que tem a duração de três dias, são repassados conceitos essenciais envolvendo técnicas de apresentação, comunicação, organização de materiais, didática, entre vários outros assuntos. O foco do segundo módulo (avançado) está no compartilhamento de experiências práticas. Por isso, recomendamos que o funcionário já tenha ministrado pelo menos cinco treinamentos antes de iniciar essa segunda etapa”, conta Luiz Vieira, responsável pela área de Gestão de Competências na Volvo CE – América Latina.

Segundo Luiz, para 2016 estão previstas novas turmas do Training Skills. “Esse programa criado pela Volvo CE já é referência dentro do Grupo Volvo e no mercado. Com muito orgulho, ouvimos dos responsáveis globais pelo programa que os instrutores certificados na América Latina se destacam em âmbito mundial. Considerando que não possuímos instrutores com dedicação exclusiva, já que nossos profissionais continuam conciliando suas responsabilidades habituais com as atividades de treinamento, posso dizer que se trata de um grande reconhecimento.”