Márcio Muraro, que acaba de assumir a área de Serviços, Qualidade e Garantia da Volvo CE para a América Latina, compartilha sua trajetória profissional e os planos para o próximo ano.

Com ampla experiência na área de serviços de pós-venda, Márcio Muraro ingressou recentemente na Volvo CE, onde assumiu a gestão de Serviços, Qualidade e Garantia para a América Latina. Nesta entrevista, ele compartilha sua trajetória profissional e comenta sobre as estratégias e planos para 2016.

Qual a sua formação acadêmica?

Sou graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Posteriormente, realizei um mestrado na área pela mesma instituição.

Como foi o desenvolvimento da sua carreira profissional?

Iniciei minha vida profissional como agrônomo trabalhando em uma instituição de pesquisa ligada à UFPR. Após quatro anos na área acadêmica, ingressei na CNH como especialista em produtos. Durante os sete anos em que atuei naquela empresa, minha carreira acabou sendo direcionada para a área de serviços e suporte aos clientes e aos distribuidores. Atuei como coordenador de serviços e também como gerente nacional de pós-venda.  Após sete anos de CNH, ingressei em uma empresa argentina que atua no segmento de agricultura de precisão, onde fui responsável por desenvolver novos mercados e serviços voltados ao agronegócio brasileiro. Em seguida, assumi o desafio de realizar a gestão comercial e de serviços para a América Latina de uma empresa norte-americana que oferece um portfólio de soluções eletrônicas inovadoras para aprimorar o controle e a eficácia da atividade no campo.

Ao longo de sua carreira, quais foram os maiores desafios profissionais?

Até o momento, dois grandes desafios marcaram a minha trajetória profissional. O primeiro deles aconteceu na CNH, envolvendo o desenvolvimento de processos e da equipe de pós-venda para atender a uma rede composta por mais de 80 distribuidores e cerca de 190 lojas.  Foi necessário desmistificar os serviços de pós-venda, nivelar conhecimentos e implantar processos que até hoje continuam gerando bons resultados. O segundo desafio é bem mais recente e está associado a adaptar ao ambiente de negócios brasileiro e latino-americano a cultura de uma startup norte-americana, desenvolvendo novos mercados para um segmento ainda bastante novo que é o de soluções tecnológicas voltadas à agricultura de precisão.

O que você espera realizar à frente da área de Qualidade e Garantia da Volvo CE para a América Latina?

Nosso objetivo maior é contribuir para o desenvolvimento dos serviços de pós-venda. Para isso, conto com uma equipe integrada por 13 excelentes profissionais que atuam nas áreas de engenharia de suporte técnico, garantia e qualidade. Estamos focados em desenvolver ainda mais os nossos distribuidores, incentivando a utilização das ferramentas existentes e também desenvolvendo novas soluções. Essa interação sistemática com a rede e com os clientes finais é essencial para a melhoria contínua dos nossos produtos e serviços.

Você se incorporou recentemente ao time da Volvo CE. Entretanto, já poderia nos adiantar alguns planos para o próximo ano?

Estou há menos de dois meses na Volvo CE.  Entretanto, essas primeiras semanas estão sendo extremamente produtivas e tenho aprendido muito. No início de novembro, tivemos uma reunião com os gestores de pós-venda da rede de distribuição, na qual compartilhamos informações e traçamos junto estratégias e planos para 2016. Planejamos atuar de forma mais próxima dos distribuidores, realizando pelo menos três reuniões técnicas regionais de pós-venda no Brasil e duas na América Latina ao longo do próximo ano. Nosso objetivo é levar informações técnicas e também ouvir como os produtos e as aplicações estão se comportando no campo. Além disso, reforçaremos os conceitos de segurança e os treinamentos envolvendo soluções como o CareTrack e o Techline.

Como costuma aproveitar os momentos de lazer?

Busco priorizar a família nos momentos de lazer. Sou casado e tenho um casal de filhos pré-adolescentes. Gostamos de assistir juntos a filmes de aventura e realizar caminhadas pelos bosques e ruas de Curitiba. Mesmo viajando bastante a trabalho, sempre que possível procuro conhecer novos lugares em companhia da família.