Alexandre Flatschart, responsável pela área de Customer Solutions da Volvo CE para a América Latina, compartilha sua trajetória profissional e analisa as perspectivas para 2015.
Com uma carreira sólida e diversificada, Alexandre Flatschart integrou-se em setembro ao time da Volvo CE, onde passou a ser o responsável pela área de Customer Solutions no Brasil e nos demais países latino-americanos. Nesta entrevista, ele compartilha sua trajetória profissional e comenta sobre as estratégias para os próximos meses.
Qual a sua formação acadêmica?
Sou engenheiro mecânico e tenho uma pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Como foi o desenvolvimento da sua carreira profissional?
Iniciei minha vida profissional na indústria automotiva, onde trabalhei por cerca de cinco anos em funções associadas à área de engenharia. A grande guinada profissional aconteceu por volta do ano 2000, quando comecei a atuar diretamente na área de qualidade e na gestão do relacionamento com clientes na General Electric. Após cinco anos de GE, assumi um novo desafio profissional na Case/New Holland. Nessa oportunidade, pude liderar o desenvolvimento da rede de distribuição e serviços ao consumidor voltados para o segmento agrícola. Antes de ingressar na Volvo CE, trabalhei em uma empresa que acabava de chegar ao Brasil, a Terex, com uma gama diversificada de produtos compactos voltados aos segmentos de construção, utilidades e processamento de materiais. Iniciamos essa operação do zero e o grande desafio foi montar um time de pós-venda, estabelecendo e consolidando processos e coordenando diretamente a gestão do relacionamento com clientes-chave (key accounts) como as grandes construtoras, incorporadoras e locadores.
Como está sendo a sua experiência nestes primeiros meses de Volvo CE?
Estou me dedicando a visitar os distribuidores para conhecê-los e avaliar suas necessidades envolvendo os serviços de pós-venda. Junto com minha equipe, já estivemos em diversas casas e esperamos concluir esse processo no início de 2015. Percebo que nossos dealers se encontram em diferentes estágios em termos de estrutura voltada à área de Customer Services. Conhecendo bem nossa rede, mapearemos as demandas e estabeleceremos um planejamento com ações conjuntas com foco no atendimento ao cliente final, através de uma oferta de pós-venda de excelência em peças, serviços e capacitação.
Você está programando algum ajuste na estrutura da sua área?
Nosso time de Customer Services é composto pelas áreas de suporte técnico de serviços e qualidade, comercial de pós-venda, logística de peças, desenvolvimento de negócios e de competências (treinamento). Nosso desafio é desenvolver uma estrutura com foco na excelência em serviços e velocidade de resposta ao cliente final, através do trabalho conjunto com nossos distribuidores.
Quais as perspectivas para o segmento de Customer Services em 2015?
Este ano foi muito bom para o segmento de peças e serviços. Minha expectativa é que os resultados continuem evoluindo em 2015. Estaremos focando em estratégias proativas, de manutenção preventiva, para aumentar a rentabilidade e otimizar as operações de nossos clientes. Acho que temos bastante espaço para crescer, oferecendo soluções como, por exemplo, os Acordos de Suporte ao Cliente (CSA) e o CareTrack, que terá uma nova versão, ainda mais aditivada no próximo ano. Além disso, trabalharemos a estratégia de Dual Brand, oportunizando a sinergia entre as marcas Volvo e SDLG incorporando processos, oferecendo capacitações, serviços e expandindo o suporte às garantias dos equipamentos.
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