Os Acordos de Manutenção e Reparo Volvo apresentam diferentes composições e níveis de cobertura para se adequarem aos mais diversos perfis de clientes. “Para aprimorar o processo de cotação dos nossos acordos, foi desenvolvida a ferramenta on-line QSS (Quotation and Service Scheduling). Acessado por meio de computadores, tablets e smartphones, o QSS oferece mais agilidade e precisão nos cálculos, possibilitando agrupar Acordos de Manutenção e Reparo com outros serviços”, conta Gabriela Montanari, da área de Customer Solutions Business Development.

Lançado em abril, o QSS já está disponível para todos os distribuidores brasileiros, e seu roll-out no mercado hispânico deve ser finalizado nos próximos meses. A Escandinavia del Plata, que distribui os equipamentos Volvo na Argentina, foi um dos primeiros distribuidores a utilizar a nova ferramenta e compartilha a seguir sua estratégia envolvendo a comercialização dos Acordos de Manutenção e Reparo, além de percepções sobre os benefícios do QSS.

“Quando começamos com o piloto do QSS, focamos em algumas contas grandes para negociar os acordos. Direcionamos nossos esforços para clientes que trabalhavam em algum projeto específico com uma frota importante composta por equipamentos como A45G, A30G, EC350DL e L260H, entre outros. Atualmente, estamos nos concentrando na renovação dos contratos de manutenção em vigor e na apresentação de propostas envolvendo novos equipamentos que estão em processo de cotação”, afirma Pablo Medina, chefe do serviço técnico do distribuidor. 

“As ferramentas do QSS têm nos permitido cotar e apresentar propostas de forma mais ágil e dinâmica, reduzindo a possibilidade de erro nos cálculos dos contratos. Entre seus benefícios, podemos citar a possibilidade de calcular o acordo com as peças corretas que vêm configuradas para cada equipamento. Anteriormente fazíamos os cálculos utilizando tabelas com listas de peças-padrão por modelo e tínhamos que verificar se a máquina tinha acessórios adicionais para inseri-los caso a caso.  O QSS simplifica o processo em todos os sentidos. Para o cálculo dos tempos de serviço de manutenção, consultávamos os tempos-padrão no Prosis e estimávamos com base em nossa experiência. Outro benefício do QSS é que ele já calcula os tempos-padrão, e podemos apresentar aos nossos clientes um relatório simples e transparente com todas as atividades incluídas na manutenção. Assim, eles podem comprovar todos os benefícios de realizar a manutenção dos seus equipamentos com a Escandinavia del Plata. Nossos clientes percebem facilmente que existe um valor agregado nos serviços prestados por nossos técnicos ao compará-los com as opções de realizar a manutenção por conta própria ou de optar por um fornecedor mais econômico.”