Em todo o mundo, costuma-se usar estrelas como um sistema de classificação para hotéis, restaurantes, atrações turísticas, entre outros itens. Quanto mais estrelas, melhor. Nesse mesmo sentido, desde 2012, a Volvo CE audita continuamente os Centros Regionais de Desenvolvimento de Competências (CDCs) conferindo-lhes estrelas. “Buscamos detectar oportunidades de melhoria contínua e estimular o distribuidor a utilizar cada vez mais o treinamento como ferramenta para alavancar negócios”, destaca Luiz Vieira, responsável pela área de Desenvolvimento de Competências.

O primeiro CDC foi implantado em 2011 com o objetivo de ampliar o alcance dos treinamentos Volvo e padronizar a metodologia e os conteúdos oferecidos. Atualmente, existem 10 CDCs: sete estão sediados no Brasil e três encontram-se estrategicamente localizados no Chile, na Colômbia e na Argentina. Os distribuidores brasileiros que possuem CDCs são a Tracbel, nas cidades de Contagem (MG), Sumaré (SP) e Serra (ES); a Linck, nas cidades de Eldorado do Sul (RS), Palhoça (SC) e São José dos Pinhais (PR); e a Motiva, na cidade de Salvador (BA).

Critérios para implantação e avaliação dos CDCs

Segundo Luiz, os principais critérios necessários para que o distribuidor implante um CDC são: possuir a infraestrutura física adequada – que inclui salas de aula, boxes de oficina e equipamentos de apoio; indicar um coordenador responsável pela unidade e contar com instrutores nas áreas técnica, comercial e de operação treinados e homologados pela Volvo. Além disso, recomenda-se que a unidade conte com superusers para os principais sistemas de gestão. “O grande objetivo é assegurar que tanto a estrutura quanto a programação de treinamentos estejam bem organizadas, de acordo com os padrões corporativos da Volvo, e que o CDC tenha uma gestão eficaz com KPIs (Key Performance Indicators) alinhados com o plano de negócios de cada distribuidor, o qual deve incluir oferta de treinamentos a clientes. As auditorias avaliam esses requisitos, detectando oportunidades de melhoria e desenvolvimento”, explica Luiz. De acordo com o seu desempenho, cada CDC pode receber uma, duas ou três estrelas. Recentemente, um novo indicador foi acrescentado ao processo avaliativo: a realização de uma pesquisa junto aos clientes três meses após o treinamento para verificar a aplicabilidade do conteúdo aprendido.

Estrutura de apoio à disposição dos distribuidores

O planejamento para a implantação de um CDC pode levar de um a dois anos. As informações completas referentes a esse processo estão disponíveis no VDN (Política de Treinamento – Desenvolvimento de Competências). Luiz e sua equipe estão à disposição dos distribuidores para auxiliá-los nesse processo inicial e também para apoiá-los no processo de melhoria contínua – e conquista das estrelas de qualificação. “Nosso papel é assegurar à rede todo o suporte necessário para a expansão dos CDCs e também visando à qualificação dos mesmos. Nesse processo, costumamos realizar visitas periódicas e incentivar os distribuidores que ainda não possuem CDCs a interagir com os mais experientes para realizar benchmarking. O objetivo maior é multiplicar conhecimentos, aprimorar serviços, abrir novas frentes de negócios e fortalecer o posicionamento da Volvo CE como provedora de soluções totais”, ressalta.