O sucesso do cliente é um dos valores do Grupo Volvo. Tanto a Volvo CE quanto a SDLG possuem um processo contínuo para avaliação da satisfação dos clientes por meio de duas ações: a pesquisa da experiência de compra (realizada até 30 dias após a entrega técnica do equipamento) e a pesquisa da experiência de uso (realizada um ano após a entrega técnica do equipamento). A média dos resultados desses dois levantamentos gera um índice denominado Customer Satisfaction Index (CSI).
“Todos os distribuidores possuem metas individuais envolvendo esses indicadores. As informações dessas pesquisas são compartilhadas com a rede por meio de um sistema exclusivo com dados atualizados e segmentados por distribuidor, por filial, por equipamento e por cliente. O sistema também possui um processo de workflow para a gestão de reclamações e pendências. Cada ocorrência recebe um número de cadastro e é enviada para os responsáveis no distribuidor, disparando alertas periódicos até que o caso seja encerrado”, explica Fernando Agostinho, responsável pelo projeto na área de Comunicação & Marketing.
Confira a seguir como foi o desempenho geral da Volvo e da SDLG nas pesquisas de satisfação entre 2018 e 2020 e as novas metas estabelecidas para 2021.
Resultados da Volvo CE
“Estamos evoluindo de forma positiva, mesmo em tempos desafiadores. Essa evolução é conjunta e envolve tanto os distribuidores quanto nossas áreas administrativas e a fábrica com o objetivo único de termos clientes satisfeitos e com sucesso em suas operações. A meta geral da Volvo CE para 2021 é de 9,0 e inclui várias ações. Uma delas será apresentada à rede nas próximas semanas. Trata-se de um processo estruturado de gestão de reclamações de clientes a partir das ordens de serviços abertas. Implantamos um projeto-piloto em parceria com um distribuidor brasileiro, que vem trazendo resultados muito positivos”, ressalta Fernando Agostinho.
Ano | Experiência de compra | Experiência de uso | Média geral – CSI |
2020 | 9,2 | 8,6 | 8,9 |
2019 | 9,2 | 8,6 | 8,9 |
2018 | 9,1 | 8,6 | 8,8 |
Meta geral para 2021 | 9,3 | 8,7 | 9,0 |
Resultados da SDLG
Nos últimos três anos, a SDLG vem gradualmente elevando seus indicadores que, em 2020, ficaram acima da meta. “Percebemos que, entre os clientes que registraram algum tipo de alerta ou pendência na pesquisa, o nível de satisfação com o atendimento do distribuidor melhorou significativamente. Esse acompanhamento comprometido da rede é fundamental para que possamos efetivamente oferecer um pós-venda forte e confiável.”
Ano | Experiência de compra | Experiência de uso | Média geral – CSI |
2020 | 9,3 | 8,1 | 8,7 |
2019 | 9,0 | 8,0 | 8,5 |
2018 | 8,8 | 7,8 | 8,3 |
Meta geral para 2021 | 9,0 | 8,0 | 8,5 |
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