Há cerca de um ano, a Volvo iniciou a implantação de uma nova ferramenta para aprimorar as cotações dos Acordos de Suporte ao Cliente. Trata-se do SCQ (Service Contract Quotation), um sistema global que passou a substituir gradativamente o RMC (Repair and Maintenance Calculator). “Por ser uma ferramenta on-line, o SCQ traz inúmeros benefícios como agilidade e precisão, além de possibilidades de customização de acordo com as demandas de cada mercado”, conta Rodrigo Braga, da área de Customer Solutions Business Development (CSBD).
O SCQ já está implantado em três distribuidores brasileiros (Linck, Tecnoeste e Tracbel) e em quase todos os mercados hispânicos (Argentina, Chile, Peru, Paraguai, México, Panamá, Costa Rica, Equador, Colômbia, República Dominicana, Guatemala e Honduras). Rodrigo destaca que o sistema está em contínua evolução. “Em 2016, já tivemos três grandes atualizações. Entre as novas funcionalidades introduzidas, destacamos a possibilidade de entrega de peças e de lubrificantes entre os intervalos de serviço, a inclusão de diversos equipamentos importantes para a América Latina (como as escavadeiras da série D e as carregadeiras da série F), o suporte ao CSA Prata e Ouro, o cálculo dos custos e da margem bruta do contrato e, recentemente, a inclusão do registro de todos os custos e preços diretamente no SCQ (eliminando-se o uso da ferramenta CSAP).”
A receptividade ao SCQ tem sido muito boa entre os distribuidores latino-americanos. Na Volvo Peru, onde ele foi implantado no início deste ano, vários benefícios já foram percebidos. “Os clientes sentem mais segurança ao obter uma resposta rápida e reconhecem nosso conhecimento em manutenção preventiva. É muito simples resolver alguma dúvida ou realizar consultas sobre os Acordos de Suporte aprovados, já que está tudo registrado no sistema. Podemos fazer consultas e revisões a qualquer momento e de qualquer lugar, sem nos preocuparmos com a acessibilidade. A equipe de suporte é muito boa. Nossas recomendações, observações e sugestões são recebidas e encaminhadas com muita agilidade, já que o SCQ está sendo aprimorado de forma contínua. Esse aspecto é muito importante e nos permite estar em sintonia com as necessidades dos clientes, que precisam cada vez mais de serviços de pós-venda melhores e mais estruturados”, destaca Hans Arenas, gestor de contratos da divisão de pós-venda da Volvo Peru.
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