Representante da Linck compartilha boas práticas envolvendo serviços de pós-venda em um evento para distribuidores Volvo da América do Norte.

Nos dias 21 e 22 de outubro, Cristiano Longaray – gerente de pós-vendas da Linck – e Renan Wagner – da área de Service Solutions da Volvo CE – participaram de um workshop nos Estados Unidos que reuniu distribuidores norte-americanos e canadenses. “O objetivo do evento foi promover o compartilhamento de melhores práticas de pós-venda. Entre os distribuidores brasileiros, a Linck Máquinas destaca-se pelo enfoque consistente em serviços gerados por um processo eficaz de controle da população de equipamentos. Por isso, convidamos o Cristiano para realizar a apresentação aos distribuidores da América do Norte”, comenta Renan.

Desde 2009, a Linck investe em ferramentas para gerenciar os dados dos equipamentos comercializados. “Para sermos proativos, precisamos conhecer as máquinas que estão em cada cliente, saber como elas estão operando e estimar o seu potencial por peças e serviços. Inserimos todos os dados dos clientes em um sistema que emite alertas quando detecta oportunidades para relacionamento e vendas”, explica Cristiano.

A empresa possui há quatro anos um programa denominado “Doutores de Máquinas”. Por meio dele, técnicos altamente especializados – geralmente ex-mecatrônicos – prestam consultas gratuitas e periódicas aos clientes. “Além de identificar falhas e mapear o histórico do equipamento, esses profissionais trabalham com o objetivo de prolongar a vida útil das máquinas, prevenindo danos que poderiam afetar a sua produtividade”, explica Cristiano. Nesse bem-sucedido processo, as consultas e vendas são feitas por profissionais diferentes e em momentos distintos: os “doutores” são responsáveis pela avaliação de manutenção preditiva e as vendas são efetivadas pela equipe comercial da Linck.

Além disso, o distribuidor vem potencializando as informações geradas pelo CareTrack em inteligência analítica para melhorar os serviços oferecidos aos clientes. Ao detectar que o cliente não costuma monitorar os dados do CareTrack, a Linck criou uma Central de Atendimento, que analisa os dados gerados e envia mensagens alertando os clientes sobre os procedimentos a serem seguidos. “Também criamos um glossário, transformando os códigos gerados pelo CareTrack em ações e medidas práticas, facilmente entendidas pelo cliente”, comenta Cristiano. “Esse conjunto de estratégias e ferramentas de pós-venda adotadas pela Linck transforma-a em um benchmark não apenas para o Brasil, mas para os distribuidores da Volvo CE em todo o mundo”, finaliza Renan.