As linhas de material rodante e de peças de desgaste são extremamente estratégicas para a Volvo CE e seus distribuidores. A fim de tornar esses itens ainda mais competitivos no mercado brasileiro, existe um processo de “cross-docking” por meio do qual os pedidos são realizados diretamente aos fabricantes na Espanha (VTS) e na Coreia do Sul (material rodante). Dessa forma, o armazém de peças C3 não mantém esses itens em estoque, sendo responsável pela recepção e pelo envio das peças à rede de distribuição.

Ilza Vieira, da área de Parts Logistics & Order Management, é responsável pela gestão desse processo, recebendo mensalmente os pedidos da rede e realizando a interação com os distribuidores e com o C3. “O processo de cross-docking demanda um alto nível de assertividade na gestão das informações. O volume de pedidos tem crescido nos últimos meses.  Para tornar o procedimento ainda mais ágil e produtivo, fomos buscar uma solução inovadora de automatização envolvendo a instalação de um robô em nossos computadores que, de acordo com parâmetros predefinidos, realiza o registro dos pedidos no sistema. A execução das tarefas pelo robô não nos impede de trabalhar em outras tarefas ao mesmo tempo, gerando um aumento de produtividade. Com isso ganhamos mais eficácia e tempo disponível para desenvolver novos projetos e apoiar nossos distribuidores em outros processos e atividades”, destaca Ilza.