O Supply Chain Management (SCM) é uma ferramenta global criada para transformar a forma pela qual todas as áreas de negócio do Grupo Volvo (equipamentos de construção, caminhões, ônibus e Volvo Penta) vendem, solicitam e distribuem peças. “Esse é um dos maiores programas de mudança de processos, negócios e sistemas que estão sendo executados pela área de distribuição de peças e envolve um time multidisciplinar integrado por profissionais de vários países”, conta Edney Favoretto, que atua na área de Processos e TI da Volvo CE LA.
O piloto do SCM iniciou no final de 2015 na Volvo CE dos Estados Unidos e esteve voltado ao mercado interno. “A Volvo CE América Latina, por meio do seu distribuidor Escandinavia del Plata, é a primeira unidade de negócios do Grupo a participar do rollout do SCM, envolvendo a exportação de peças”, destaca Cristiane Assis, responsável pelo Order Management em Customer Solutions – Parts Logistics, que, juntamente com Tatiane Conrado, treinou a equipe argentina de pós-venda e logística reversa na utilização da nova ferramenta.
Desde a segunda semana de junho, a Escandinavia del Plata está utilizando o SCM. O processo de transição foi tranquilo e ocorreu, inclusive, numa época em que o distribuidor registrou um incremento na venda de equipamentos. “Estávamos um pouco receosos de realizar uma mudança tão significativa em uma época de vendas aquecidas. Entretanto, graças ao suporte regional e ao excelente trabalho em equipe, o processo foi tranquilo. Esse desafio trouxe uma grande oportunidade. Contamos agora com uma ferramenta mais completa, flexível e de fácil utilização para a solicitação de peças”, comenta Pablo Berretti, gerente de pós-venda no distribuidor.
Maria Teresa Souza, que coordena regionalmente o projeto na área de Parts Logistcs – Hub América Latina, destaca que os planos de implantação regional do SCM devem incluir mais um distribuidor hispânico até o final deste ano. “A partir de 2018, vamos gradualmente expandir a ferramenta para os demais países da América Latina, incluindo o Brasil. Nosso objetivo é assegurar suporte e treinamento contínuos para todos os usuários com o objetivo de aprimorar o atendimento e a disponibilidade de peças aos nossos clientes”.
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