Nos meses de agosto, setembro e outubro, 52 representantes da rede de distribuição brasileira e hispânica participaram de um treinamento on-line sobre a formação e utilização dos preços como ferramenta estratégica. “O preço é um dos atributos principais de um produto ou serviço. Ele deve refletir tudo o que agrega valor a um determinado item e que é percebido pelo cliente que o adquire. É fundamental que nossa rede de distribuição saiba utilizá-lo para alavancar negócios e gerar resultados”, conta Alexandre Godoy, responsável pela área Preços de Peças e Serviços de Pós-venda na Volvo CE Latin America.

O treinamento foi estruturado em dois módulos de duas horas cada e ministrado via Skype pelos instrutores Aline Martz e Guilherme Pitta, da equipe da Volvo CE. Na primeira parte, foram abordados tópicos como a lógica de preços Volvo, como agregar valor ao preço, sensibilidade ao preço, ferramentas disponíveis e classificações de peças. Já o segundo módulo incluiu temas como a teoria da elasticidade, o ponto de equilíbrio, participação de mercado (market share), promoções e aplicabilidade das ferramentas.

A receptividade ao treinamento foi muito boa, registrando uma ótima participação da rede e 90% de aprovação entre os treinandos que responderam à pesquisa de avaliação. “Estávamos há cerca de cinco anos sem realizar capacitações envolvendo precificação e, nesse período, tivemos uma grande renovação da equipe de pós-venda dos distribuidores. Dessa forma, detectamos que esse era o momento ideal para alinhar conceitos e compartilhar boas práticas. A Volvo CE envia aos distribuidores uma lista de preços sugeridos para cada peça. É fundamental que eles conheçam e utilizem todas as ferramentas disponíveis. Também é muito importante, que cada distribuidor avalie continuamente seu mercado a fim de nos retroalimentar para trabalhamos juntos de forma cada vez mais assertiva, impulsionando resultados e contribuindo para o sucesso do cliente”, ressalta Godoy.