Após semanas de intenso trabalho, o processo de mudança de estoque e processos para o novo Centro de Distribuição Logístico (C3) da Volvo chega às etapas finais. O novo Centro está estrategicamente localizado na cidade de São José dos Pinhais (PR), próximo ao aeroporto e à rodovia de acesso ao porto de Paranaguá (distante cerca de 40 km). As novas instalações ocupam um espaço de mais de 33.000 m2, entre áreas administrativas e de apoio.

“O C3 é o maior projeto de logística de peças de reposição desde que a Volvo construiu sua primeira fábrica no Brasil. Tudo foi planejado para tornar os processos mais eficientes, em linha com o Volvo Production System (VPS). As instalações são muito modernas e funcionais. Contamos com 20 docas e um pátio adicional para armazenamento de veículos. Essas características contribuem para maior produtividade e precisão de entrega”, conta Fábio Warnecke, da área de Serviços Logísticos, destacando que outra grande vantagem do novo Centro é oferecer possibilidade de expansão para até 56.000 m2. O novo prédio foi construído com uma arquitetura inteligente, que incorpora conceitos modernos de ergonomia e eficiência energética. A cobertura do armazém, por exemplo, tem telhas especiais que aproveitam a luz natural. Além disso, uma circulação de ar inteligente contribui para deixar o espaço mais arejado.

No novo C3, uma equipe de cerca de 130 funcionários trabalha em três turnos, todos os dias da semana. São mais de 83.000 itens que integram o catálogo de peças do Grupo Volvo para todas as suas áreas de negócios. “A equipe do projeto C3 trabalhou exaustivamente para incorporar o que existe de mais avançado em infraestrutura física e automação de processos. O projeto foi conduzido por um time multidisciplinar que envolveu, além de Serviços Logísticos, representantes de IT, Engenharia, Real State, entre várias outras áreas. Essa sinergia, associada a um planejamento preciso, contribuiu para que o desafiador processo de transição de todo o nosso inventário de peças de um local para outro fosse bastante tranquilo”, comenta Angelo Borges, da área de Logistics Development.

“Trata-se de um projeto estratégico, que reforça o compromisso do Grupo Volvo com o mercado brasileiro. O novo C3 deve contribuir para melhorar ainda mais nossos níveis de serviço e eficiência. Os clientes da Volvo CE costumam ser bastante exigentes, já que um equipamento parado por falta de peças pode gerar grandes impactos na cadeia produtiva de um projeto. Estamos comprometidos a buscar continuamente formas de aprimorar nossos serviços de pós-venda. E, nesse sentido, a eficiência logística é um componente essencial”, destaca Luís Zanciskoski, da área de Customer Solutions – Parts Logistics da Volvo CE.