As vendas de baterias aumentaram 73,5% em 2014. Confira as dicas da Volvo e de dois distribuidores campeões em resultados para acelerar novos negócios

Em 2014, a Volvo CE registrou excelentes resultados na venda de baterias, com um incremento de 73,5% em relação a 2013.  Dois distribuidores se destacaram, contribuindo para impulsionar os resultados gerais. A Tecnoeste superou a meta em mais de 300%, e a Dinâmica, em 150%. “Considerando a população de máquinas desses dois dealers, isso equivale a quase 2 baterias vendidas para cada equipamento Volvo que integra a população da Dinâmica e 1,12 na Tecnoeste”, explica Rodrigo Braga, da área de Customer Solutions – Business Development.

De acordo com Antônio Rolim dos Santos Júnior, diretor da Dinâmica, a força da marca Volvo, a qualidade do produto e a dedicação da força de vendas formam um tripé muito forte. “O melhor resultado não é aquele representado apenas pelo aumento no volume de vendas de baterias, mas sim, o fato de que esse tipo de ação traz tanto clientes quanto não clientes Volvo para dentro da nossa casa, abrindo oportunidades para oferecermos outros produtos, serviços e equipamentos da marca”, ressalta. A Dinâmica adotou uma estratégia de médio prazo, promovendo as baterias (com preços especiais) durante todo o ano de 2014 por meio de panfletos colocados no despacho de peças, além de banners posicionados em suas três unidades localizadas nos estados do Acre e Rondônia.

Na Tecnoeste, a promoção de baterias foi realizada no segundo semestre.  Os excelentes resultados foram obtidos por uma combinação de várias táticas comerciais e de comunicação. “Reduzimos as margens e alongamos os prazos de pagamento. Além disso, buscamos divulgar a promoção de forma ampla, enviando malas-diretas eletrônicas e utilizando folhetos promocionais colocados em lugares estratégicos como, por exemplo, nas notas fiscais emitidas”, conta a gerente corporativa de peças Analece Souza. Uma das ações diferenciadas adotadas pela Tecnoeste envolveu a oferta de brindes como um kit de lanternas e um canivete na aquisição de duas baterias. “Por sua qualidade, garantia e preço competitivo, as baterias Volvo são uma excelente vitrine e agregam valor para clientes de pequeno, médio e grande porte, independentemente de possuírem ou não um equipamento da marca. Clientes satisfeitos costumam gerar novas possibilidades de negócios”, destaca Analece.

“Possuímos um excelente produto. As baterias genuínas da Volvo têm custos competitivos e oferecem maior vida útil, contribuindo para maior disponibilidade e rentabilidade dos equipamentos. Para acelerar ainda mais os negócios em 2015, recomendo que nossos distribuidores cruzem os dados de venda de baterias com os da população de máquinas e que sempre considerem esse item no check list das inspeções visuais realizadas nos equipamentos”, sugere Rodrigo.