Com o suporte de décadas de experiência, a Volvo aprimorou seu Sistema de Dentes (VTS) para proporcionar níveis ainda mais altos de desempenho e disponibilidade para os clientes. “A nova geração do VTS possui vários diferenciais como, por exemplo, novos desenhos e sistema de travamento que dispensa o uso de martelo e torna o processo de troca do dente muito mais ágil, simples e seguro”, conta Ney Neves, da área de Customer Solutions Business Development da Volvo CE LA.

Com o novo sistema de travamento Volvo, o cliente pode instalar ou trocar os dentes em minutos, o que contribui para minimizar o tempo de máquina parada. O retentor e o dente são montados e fornecidos juntos, e não é necessário substituir os retentores durante a vida útil do dente. Além disso, o sistema inteligente trabalha com um pino de travamento reutilizável, que pode ser montado em ambos os lados. Por ser uma solução que não demanda o uso de martelo (hammer-less), o moderno Sistema de Dentes da Volvo utiliza uma simples ferramenta fornecida pela Volvo, aumentando assim a segurança e praticidade. O cliente, porém, não se torna “refém” dessa ferramenta, e ela é utilizada em todo o range de dentes.

Projetados para suportar as forças e o desgaste extremos aos quais a caçamba é exposta ao escavar e carregar, os novos dentes possuem reforço extra em partes estratégicas de desgaste, que asseguram altos níveis de qualidade e longa vida útil, bem como uma caixa do dente reduzida que visa evitar o desperdício de material e as quebras inesperadas.

A nova geração do VTS atende quase a todo o portfólio de escavadeiras (da EC140 à EC950) e carregadeiras Volvo (da L60 à L350). “Seu lançamento acontece globalmente em três ondas. A primeira delas, cujas peças são dos tamanhos 21 e 66, cobre a maior parte da nossa população de máquinas. Esses itens já podem ser solicitados pelos distribuidores latino-americanos aos nossos Centros de Distribuição. As duas próximas ondas de VTS serão introduzidas ao longo de 2020”, destaca Ney.

O lançamento global do novo Sistema VTS foi realizado na Bauma 2019 e está sendo muito bem aceito em todo o mundo. Segundo Ney, os resultados dos testes realizados pela área de desenvolvimento de produtos da Volvo apontam para uma durabilidade cerca de 20% superior à da primeira geração de VTS. “Essa nova solução foi especialmente desenvolvida para assegurar maior produtividade e economia de combustível, ampliar os intervalos de troca, gerar menor desgaste na caçamba e possibilitar um maior enchimento. Além disso, por ter o mesmo ângulo de ataque que a caçamba Volvo e um perfil autoafiante, o novo VTS penetra melhor no solo e mantém a afiação por mais tempo”, complementa.

 

Confira no vídeo a seguir o novo VTS em ação.