Disponível nos principais equipamentos, o CareTrack™ é o sistema de telemática da Volvo CE, que oferece acesso a diversos dados e informações da máquina, como horas de funcionamento, localização, alarmes e regime de operação. “O bom uso da conectividade permite ganhos significativos na gestão da frota, seja em produtividade, segurança ou eficiência energética. É também uma ferramenta vital para aumentar a disponibilidade das máquinas dos nossos clientes e reduzir os custos não programados”, destaca Rodrigo Braga, responsável pelos serviços conectados na área de Customer Solutions. 

A Volvo CE está introduzindo globalmente de forma gradual a quarta geração da controladora do CareTrack™, cujo diferencial é possibilitar a comunicação por meio das redes 4G. “Trata-se de um projeto global de extrema importância para a Volvo CE. Caminhões articulados e carregadeiras fabricados em Pederneiras já saem de fábrica com a nova controladora desde julho, enquanto nas escavadeiras essa alteração foi implementada em outubro. Além disso, é possível instalar a nova controladora em equipamentos mais antigos.”

Rodrigo enfatiza que existem diversas ações complementares para melhorar a transmissão de dados, principalmente em áreas onde a cobertura das redes de telefonia móvel ainda não é satisfatória. “Estamos trabalhando de forma cada vez mais integrada com a engenharia global e com os fornecedores para otimizar o processo de configuração dos equipamentos no Portal CareTrack e os protocolos de comunicação. Dentro do universo da Volvo CE, somos a região com mais máquinas habilitadas no modo de comunicação satelital, e o Brasil já está entre os cinco mercados com mais equipamentos conectados. Fazer parte do ecossistema digital é muito importante para o sucesso de nossos clientes. Por isso, trabalhamos continuamente para aprimorar nossas soluções de conectividade”, finaliza.