Os princípios da melhoria contínua fazem parte do DNA da Volvo. Foram eles que nortearam nos últimos meses tanto a ampliação das instalações dedicadas ao Volvo Reman na fábrica de Curitiba quanto a atualização de alguns processos produtivos. 

“Nossos componentes remanufaturados são uma excelente solução para manter os equipamentos dos clientes sempre disponíveis, reduzindo os custos operacionais e de propriedade. Com essas melhorias na fábrica, planejamos ampliar o portfólio de motores e transmissões ainda em 2022”, conta Fernando Fagundes, gerente de produto responsável pelo segmento na Volvo CE.

As instalações dedicadas ao Reman foram ampliadas e passaram a incorporar novas metodologias que aprimoram os fluxos de produção. “Saímos de um processo de montagem estático (cavaletes fixos) e passamos a montar os motores em um processo em linha. Abrimos caminho para incorporar novas tecnologias e aumentar o nível de confiabilidade da qualidade do produto Reman, com o uso de equipamentos de aperto automático com controle de torque, por exemplo. Tudo isso gera ganhos em produtividade e eficiência, além de ampliar nossa capacidade produtiva para incorporar novos produtos no nosso portfólio”, destaca Paulo Pecuch, engenheiro responsável pela linha de produção do Reman na fábrica de Curitiba. Ele complementa que a Volvo implementou um set-up inovador e inédito: montar tanto motores novos (que atendem às linhas de ônibus) quanto motores remanufaturados na mesma linha de montagem. Isso só é possível devido os critérios de qualidade e processo serem iguais para produtos genuínos e remanufaturados; prova disso é que 100% dos motores e transmissões são testados com os mesmos parâmetros do produto novo.

Em paralelo às mudanças nas linhas de produção do Reman, também foram realizadas recentemente atualizações na célula de teste de motores. “Com essas novas tecnologias, podemos testar motores de geração mais nova. A qualidade e a eficácia dos testes foram maximizadas.  Além disso, o processo como um todo foi aprimorado em termos de redução de tempo, eficiência energética e sustentabilidade”, explica Volnei Schumacher, técnico responsável pelos testes de motores. 

“A implantação desses novos processos demandou um grande trabalho em equipe envolvendo o time da fábrica, da Volvo CE e do Centro de Distribuição de Peças (Spare Parts) para evitar impactos no atendimento aos clientes e distribuidores. Os investimentos realizados vêm ao encontro da estratégia de sustentabilidade da Volvo de potencializar as Operações e Soluções Circulares, sendo os produtos remanufaturados um dos focos principais”, finaliza Fagundes.