Para padronizar e qualificar ainda mais o atendimento oferecido aos clientes, a Tracbel criou em 2014 o Centro de Excelência Técnica (CETEC). “Nessa estrutura contamos com mais de 40 profissionais com grande experiência nos produtos, capacitados para atender a várias demandas dos nossos clientes através de uma central de atendimento telefônico. O CETEC engloba os departamentos de peças, serviços, técnico, treinamento, help desk e CareTrack”, conta Rafael Gomes Vieira, gerente de pós-venda da Tracbel.

No último mês de novembro, a equipe do CETEC participou de um treinamento especialmente desenvolvido para reforçar o conceito de especialistas em atendimento. Além de enfatizar a integração entre os profissionais, foram trabalhados aspectos comportamentais e comerciais para aprimorar o atendimento, padronizar processos e incrementar ainda mais as vendas.

O CETEC trabalha com uma visão única do cliente, definindo padrões de consumo a partir da frota e aplicando-os para potencializar os resultados no relacionamento. “Nesse sentido, o CareTrack é uma ferramenta essencial, pois suas informações estimulam a produtividade e a melhoria dos nossos serviços”, ressalta Rafael, complementando que, a partir de julho de 2016, a Tracbel iniciou um esforço intenso para cadastrar os equipamentos dos seus clientes no portal do CareTrack. Em poucos meses, o distribuidor registrou um aumento de 80% nas máquinas cadastradas, cuja transmissão de dados e notificações têm apresentado um grande potencial para gerar vendas, aprimorar serviços e contribuir para tornar o planejamento comercial e mercadológico ainda mais preciso.

Transformando dados em vendas ativas

Para transformar informações em vendas ativas, a Tracbel desenhou um processo de contato com o cliente composto por várias etapas e que utiliza múltiplos canais de comunicação. “Ao recebermos, por exemplo, a informação de que se aproxima a data de uma revisão preventiva em um determinado equipamento, enviamos um e-mail personalizado ao cliente, estimulando-o a agendar o serviço. Em seguida, um consultor de vendas entra em contato. Esse processo pode incluir mais de um e-mail e contato telefônico. Assim que o cliente manifesta interesse, enviamos uma proposta comercial. Após a sua aprovação, nossa equipe de manutenção preventiva entra em ação”, conta Rafael. Atualmente, cerca de 70% dos contatos com os clientes são realizados por meio da célula de atendimento do CETEC. A Tracbel também passou a utilizar um sistema de gerenciamento de campanhas por e-mail e telefone. Segundo Rafael, os resultados obtidos têm sido muito bons. “Com o uso mais intenso da tecnologia, conseguimos trabalhar de forma mais produtiva, desenvolvendo propostas mais assertivas e customizadas para nossos clientes.”

Além de estimular a venda de serviços e de peças, as informações geradas pelo CareTrack também são utilizadas para a comercialização de Acordos de Suporte ao Cliente (CSA) e para a realização de um trabalho de planejamento comercial e mercadológico. “Conseguimos ter uma visão mais clara e detalhada do mercado onde atuamos em termos de potencial, equipamentos mais comercializados por microrregião, níveis de atividade e produtividade por segmento de negócio, entre vários outros dados. Isso nos possibilita, além de um planejamento mais eficaz, oferecer um trabalho de consultoria mais aprofundado aos nossos clientes.”

Clique aqui para ver novidades e dicas para acelerar negócios com o CareTrack.